Durante a entrevista você pode esperar muitas perguntas sobre seus pontos fortes, fracos e habilidades. Quais habilidades são necessárias e o que deve ser levado em consideração? Damos dicas sobre como se preparar e revelamos quais qualidades os empregadores gostam particularmente de ver.
1. Experiência
A competência profissional é um dos argumentos mais convincentes numa entrevista. Se você conseguir convencer seu empregador de suas qualificações, estará no caminho certo para um novo emprego. A empresa já reconheceu seu potencial. Caso contrário, você não teria recebido um convite para uma entrevista. Agora é o momento certo para entrar em detalhes com confiança.
Fale sobre a experiência que você já adquiriu na área desejada. Mostre também que você conhece o setor da empresa: por exemplo, aborde temas e tendências atuais. E ao se preparar para a entrevista, pense em um ou dois sucessos que você teve no passado. Explique ao entrevistador como você usará seus conhecimentos em seu futuro trabalho.
2. Habilidades de trabalho em equipe
O trabalho em equipe é importante em quase todas as posições. Isto se aplica ao trabalho com colegas de sua equipe e também à colaboração cruzada com outros departamentos ou parceiros de negócios. Portanto, enfatize que você trabalha bem e gosta de trabalhar em equipe e pense com antecedência em um bom exemplo de sua carreira anterior. Explique também o que você valoriza particularmente ao lidar com colegas. Não se esqueça de mencionar que você também pode trabalhar sozinho com responsabilidade se as tarefas assim o exigirem.
3.Trabalhar de forma independente
Você sempre pode marcar pontos com essa característica positiva. Os trabalhadores independentes são um verdadeiro trunfo para todas as empresas. Você reconhece e conclui as próximas tarefas sem precisar ser apontado. Tente demonstrar essa habilidade usando projetos anteriores. Coloque a sua forma pessoal de trabalhar em primeiro plano.
4. Disposição para assumir responsabilidades
Trabalhar de forma independente significa, acima de tudo, assumir responsabilidades. Em detalhes, isso significa que você segura as rédeas de um projeto ou tópico complexo, coordena-o e toma decisões.
Isto é esperado não apenas de pessoas em cargos de gestão, mas também de especialistas sem responsabilidade pessoal direta. Por exemplo, se você assume a responsabilidade pelo treinamento de novos colegas ou é responsável pela manutenção de máquinas. Então conte sobre situações do passado em que você assumiu especificamente a responsabilidade por um projeto ou tarefa.
5. Mobilidade
A mobilidade também é um tema importante para muitas empresas. Se você estiver aberto a uma mudança relacionada ao trabalho, informe seu potencial empregador. Se a empresa tiver locais diferentes ou quiser se expandir, você poderá abordar proativamente sua disposição – antes que seu entrevistador o faça.
Geralmente é bom discutir você mesmo coisas que são importantes para você. Se você esperar por certas perguntas durante a entrevista, rapidamente parecerá passivo.
6. Disposição para fazer concessões
A falta de vontade de fazer concessões pode rapidamente ser interpretada como uma fraqueza pelos empregadores ou colegas. É claro que pode haver situações em que as suas ideias não correspondam às dos seus colegas. É então ainda mais importante estar aberto a outras opções e mostrar soluções alternativas. Portanto, você deve definitivamente mencionar sua disposição de fazer concessões. Talvez já tenha havido uma situação na sua vida profissional anterior em que você desenvolveu uma nova abordagem para sua equipe. Esse seria um ótimo exemplo neste caso.
7. Mente aberta
Estar aberto a outras pessoas ou a novos métodos e soluções transmite abertura e interesse honesto. Portanto, mostre na entrevista que você se comunica de maneira amigável e respeitosa. Por exemplo, não responda de forma taciturna ou excessiva e demonstre interesse fazendo uma ou duas perguntas específicas sobre suas tarefas futuras.
A forma como você é percebido também depende da sua linguagem corporal . Ao se preparar para a entrevista, pratique exalar uma atitude acessível e interessada diante do espelho e com amigos ou conhecidos . A mente aberta irá ajudá-lo ao lidar com superiores e colegas e é uma das habilidades interpessoais que as empresas estão sempre procurando.
8. Vontade de aprender
Você gosta de continuar seus estudos e está sempre aberto a novidades? Com seu interesse pelo treinamento pessoal, você demonstra motivação e comprometimento. Esta formação contínua pode dizer respeito ao seu conhecimento especializado, mas também aos processos internos da empresa.
9. Determinação
É claro que às vezes as coisas dão errado na vida profissional. Então é particularmente importante não desistir imediatamente, mas manter o foco e a motivação. Definitivamente, você deve destacar essa habilidade na entrevista. Ilustre sua determinação com um exemplo de como você alcançou uma meta no passado. Mas também podem ser metas que você definiu para o futuro – de preferência na empresa para a qual está se candidatando atualmente.
10. Habilidades de persuasão
Você tem boas ideias e talento para conquistar outras pessoas? Você também pode usar essa qualidade como um excelente tema em uma entrevista. A entrevista em si é a melhor oportunidade para apresentar seus argumentos de maneira eloquente e pessoal. Desta forma, você pode convencer seu potencial empregador de si mesmo durante a entrevista.
Importante: Observe que características diferentes são úteis para trabalhos diferentes. Portanto, não trabalhe categoricamente todos os pontos de uma conversa. É melhor considerar individualmente para cada entrevista quais três a cinco qualidades positivas são as mais importantes para a posição anunciada.