Enfrentar uma entrevista de emprego pode ser um desafio, especialmente quando surgem perguntas sobre seus pontos fracos. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo a responder com confiança e a transformar esse momento em uma oportunidade de mostrar seu potencial.
1. Por que os gerentes de RH perguntam sobre os pontos fracos?
Quais são os seus maiores pontos fracos? – aí está, uma das perguntas mais desagradáveis em uma entrevista. Muitos candidatos ficam inquietos e temem que a sua resposta possa parecer antipática ou pouco profissional. Não precisa entrar em pânico: neste artigo você aprenderá como responder com calma e convicção à pergunta sobre seus pontos fracos em uma entrevista.
Como você provavelmente pode imaginar, dificilmente alguma pergunta de entrevista é feita sem um objetivo claro (nem mesmo a popular introdução “Conte-me algo sobre você”). Mas o que exatamente os profissionais de RH pretendem com a pergunta sobre os pontos fracos, que – assim como a pergunta sobre os pontos fortes – faz parte de uma típica entrevista de emprego? Não, eles não estão tentando fazer você suar intencionalmente. É tudo uma questão de obter uma visão mais profunda da sua personalidade .
Por um lado, a pergunta pode ser usada para descobrir se você é realmente adequado para o cargo ou se uma ou duas características falam contra ele. Qualquer pessoa que se candidate a um emprego como gestor de projetos deve, por exemplo: B. não tem dificuldade em organizar ou priorizar tarefas.
Em primeiro lugar, os gestores de RH querem ver como você lida com os desafios e até que ponto consegue refletir sobre si mesmo. Porque está claro para eles que você (como qualquer outra pessoa) não possui apenas qualidades positivas. Eles querem saber se você reconhece suas fraquezas e está disposto a trabalhar nelas. É por isso que você pode ver a pergunta sobre pontos fracos na entrevista como uma oportunidade de demonstrar sua autenticidade e demonstrar seu compromisso com o crescimento pessoal.
2. Formulações alternativas – é assim que a questão das fraquezas é muitas vezes disfarçada
A pergunta sobre as fraquezas pessoais nem sempre surge na forma de “Quais são as suas fraquezas?”
Os gerentes de RH gostam de agrupá-los de maneiras diferentes – aqui estão alguns exemplos:
- Quais situações o desafiaram particularmente em seu trabalho até agora?
- Onde você vê espaço para crescimento pessoal?
- Como você lida com isso quando atinge seus limites e como você se desenvolve ainda mais?
- Há alguma qualidade que você mudaria em si mesmo?
- Como os amigos descreveriam você?
3. É assim que você responde corretamente
Quer você esteja entrevistando para um curso de treinamento, um cargo permanente ou um estágio – a questão dos pontos fracos pode ser intimidante, mas com a abordagem certa você pode dominá-los com confiança. Aqui estão algumas dicas para resolver com sucesso a questão dos pontos fracos:
- Autenticidade conta: fale honestamente sobre seus pontos fracos, mas sem se desvalorizar.
- Não invente nada: Autenticidade também significa que você não deve mencionar quaisquer pontos fracos que não se apliquem realmente a você.
- Evite respostas padrão: Existem algumas respostas que os gestores de RH já ouviram milhares de vezes e que parecem inautênticas – é melhor ficar longe delas.
- Relevância para o cargo: Escolha pontos fracos que não desempenhem um papel crítico para o cargo. Portanto, você deve evitar mencionar pontos fracos que estejam diretamente relacionados às competências essenciais do trabalho (e, em vez disso, pensar novamente se esta posição é realmente adequada para você).
- Orientação para soluções: deixe claro que você está trabalhando ativamente em seus pontos fracos. Descreva como você se desenvolve ou usa o treinamento para fortalecer suas habilidades.
- Desenvolvimento positivo: Mostre como trabalhar ativamente em seus pontos fracos tem um efeito positivo.
- Autoconfiança: Apresente sua resposta com a maior calma e confiança possível. Use frases claras e concisas para transmitir sua mensagem com clareza.
- Exemplos: Descreva seus pontos fracos e as contramedidas com base em situações específicas. Isso mostra que o que você diz tem substância.
Conclusão
Responder à pergunta sobre seus pontos fracos não precisa ser estressante. Com uma abordagem honesta e prática, você pode transformar essa pergunta em uma oportunidade de destacar sua capacidade de autocrítica e crescimento pessoal.
Quer saber mais sobre como identificar e apresentar seus pontos fracos de forma positiva? Confira nosso post: Identificando e Apresentando Seus Pontos Fracos de Forma Positiva na Entrevista de Emprego