Não importa o quão motivado você se sinta para concluir uma tarefa, às vezes “amanhã” parece uma opção mais atraente do que “hoje”…
Se você está adiando porque sabe que levará muito tempo para ser concluído, porque não está interessado o suficiente no tópico para pesquisá-lo ou porque há algo muito mais “urgente” ocupando seu tempo – estamos todos culpados de procrastinação.
Mas, e se disséssemos que você pode vencer a procrastinação apenas fazendo algumas alterações simples? Veja como fazer com que a produtividade venha em primeiro lugar sobre a procrastinação:
1. Seja honesto sobre suas distrações
Em primeiro lugar, você precisa descobrir quais são realmente os principais culpados da sua procrastinação.
Pode ser que você tenha tendência a conversar excessivamente no local de trabalho, não resista a verificar seu telefone a cada cinco minutos ou sempre consiga encontrar uma série de outras tarefas ‘incrivelmente importantes’ para fazer para evitar sua tarefa principal (por exemplo, enviar e-mails , limpar a mesa, fazer chá, decidir fazer feng shui em todo o seu espaço de trabalho porque você decidiu que seu escritório não é ‘Zen’ o suficiente, etc.)
Depois de descobrir o que mais o distrai, você precisa eliminá-los do seu dia-a-dia, tanto quanto possível.
Tente trabalhar com fones de ouvido, por exemplo, ou, você sabe, desligar o telefone. E se você não consegue lidar com a bagunça ao redor – limpe antes de começar a trabalhar.
A ideia que cada pessoa tem de um ambiente de trabalho perfeito é totalmente diferente, e fazer o melhor para que o seu trabalho funcione para você é absolutamente vital para adotar uma ética de trabalho eficiente.
2. Identifique seus gatilhos de produtividade
Sejamos realistas: todos nós recebemos uma tarefa para a qual não estamos com disposição. Você quer fazer isso, mas seu cérebro simplesmente não tem vontade de cooperar naquele dia específico.
Para lidar com seu humor potencialmente inconstante, use-o a seu favor. Porque se você for seletivo com as tarefas que escolhe realizar (e escolhê-las de acordo), poderá descobrir que seu trabalho será realizado mais rapidamente.
Por exemplo, se você não estiver se sentindo particularmente criativo, escolha uma tarefa administrativa. Dessa forma, você evita perder tempo e esforço em algo que provavelmente nem conseguirá iniciar – e, como resultado, seu trabalho poderá ser feito com um padrão melhor.
Descubra quando você está mais produtivo e começará a usar seu tempo de maneira mais eficaz.
3. Faça um diário de prazos
Ter muitos prazos pairando sobre você ao mesmo tempo pode tornar ainda mais difícil enfrentá-los.
Para evitar confusão ou procrastinação induzida pelo estresse, organize sempre suas tarefas e prazos em uma lista sucinta e factível. Categorize-os de acordo com o nível de importância, o tempo estimado que levarão e o tipo de tarefa que desempenham.
Dependendo do seu estilo de trabalho, pode ser mais fácil realizar determinadas tarefas antes de outras. Deixar os mais demorados para o final pode garantir que eles obtenham (e mantenham) sua concentração total. Além disso, agrupar tarefas semelhantes pode torná-las mais fáceis de concluir
Ao adotar uma forma de trabalhar mais simplificada, a procrastinação não parecerá tão tentadora.
4. Divida as tarefas
Quando suas tarefas são aparentemente grandes demais para serem concluídas, dividi-las em componentes individuais pode ajudar – sem mencionar que tornar o início delas muito menos cansativo.
Com projetos mais gerenciáveis, você será capaz de acompanhar seu progresso à medida que avança, aumentando sua motivação cada vez que marcar uma caixa – em vez de potencialmente chegar na metade de um trabalho enorme e sentir que conseguiu. em lugar nenhum.
Isso não apenas fará com que você se sinta mais produtivo, mas também poderá visualizar melhor seu objetivo final. Apenas lembre-se: nunca morda mais do que você pode mastigar e seja realista com suas expectativas.
A ambição é boa, mas tentar realizar trabalhos equivalentes a uma semana em um dia não é.
5. Dê a si mesmo consequências (e recompensas)
Dar a si mesmo algo em que trabalhar pode ser exatamente o que você precisa para aumentar sua motivação e realmente realizar as coisas.
Experimente trabalhar com base em recompensas e consequências e certifique-se de que aquelas que você definiu são algo que você provavelmente aplicará.
Por exemplo, permitir-se uma rápida pausa para o café depois de terminar uma tarefa é um incentivo realista e alcançável. Mas recompensar-se com uma tarde de folga provavelmente cai no campo inalcançável.
O mesmo vale para as consequências. Configurar um sistema que você realmente seguirá fornecerá um incentivo real para realizar as tarefas.
6. Não se culpe
Por motivos fora do seu controle, às vezes você simplesmente não conseguirá fazer tudo.
Mas se esforçar demais ou se estressar demais com os prazos só diminuirá a probabilidade de você alcançá-los.
Afinal, a procrastinação muitas vezes é causada por estar sobrecarregado demais para realizar uma tarefa ou pelo medo de não ser capaz de realizá-la – fazendo com que você desista completamente.
Então, em vez de simplesmente avançar sem fim, faça uma pausa ocasional. Isso evitará esgotamentos e tornará você ainda mais produtivo quando voltar ao trabalho.
Leia também: Seis hábitos que pessoas produtivas têm todos os dias