Como são as capacitações e oportunidades nesta área
Toda empresa de sucesso precisa aprender a lidar com certos desafios em seu setor, seja relacionado ao seu público-alvo, a sua produção, seus serviços ou ao tipo de gestão que precisa ter com seus colaboradores. Mas um desafio que se encontra presente em toda e qualquer empresa é a boa administração e planejamento de seus recursos financeiros, para que se possa sempre ter espaço de crescimento e expansão. E para superar esse desafio e cumprir essa demanda, os profissionais da contabilidade entram em ação, sendo o assistente contábil um dos mais presentes no cotidiano da empresa, seus recursos financeiros e suas responsabilidades tributárias. Para começar, precisamos entender como se forma um assistente contábil, e quais suas especializações.
O caminho mais direto e completo para a capacitação de um profissional em contabilidade é pela graduação de Ciências Contábeis, que transmite todo o conhecimento e prática em procedimentos necessários para se exercer a função de assistente contábil. O curso também prepara os futuros profissionais para situações de planejamento estratégico, onde os assistentes contábeis podem auxiliar a gestão da empresa com o uso de seus recursos financeiros da maneira mais eficiente e produtiva possível, fazendo parte da elaboração do plano orçamentário da organização com dados e relatórios sobre a saúde financeira da empresa. Se o caminho de gestão financeira também interessar o profissional, existe a possibilidade de enriquecer seu currículo e sua formação profissional com cursos de pós-graduação focados na gestão de recursos financeiros e contabilidade empresarial, além de também existirem cursos profissionalizantes aprovados pelo MEC que podem auxiliar na especialização de procedimentos específicos nas ciências contábeis.
Além de sua capacitação técnica e profissional, é esperado que um assistente contábil também apresente algumas habilidades e competências que possam auxiliar em suas responsabilidades e também trazer um diferencial no exercício de sua função. Como se trata de uma profissão que lida com muitos dados e relatórios, ser capaz de focar sua atenção em detalhes é de extrema importância para produzir os melhores resultados em assistência contábil, além de estar sempre com um ambiente de trabalho organizado e eficiente. Muito da discussão sobre os recursos financeiros da empresa ocorre com a gestão e com outros colaboradores, portanto possuir uma comunicação didática e clara é essencial para transmitir as informações mais importantes, ao mesmo tempo que abre espaço para um planejamento em conjunto dentro do setor e da equipe de contabilidade. Por fim, conhecimentos sobre ferramentas digitais também se torna indispensável para o exercício da profissão, já que muitos sistemas organizacionais e financeiros se encontram baseados e suportados por sistemas de informação e tecnologias, o que com seu uso diário também acaba fortalecendo o pensamento analítico do assistente contábil.
No dia-a-dia de um assistente contábil, suas atribuições incluem não apenas a organização, administração e registro dos recursos financeiros de sua organização, como também a apuração e cálculo das responsabilidades tributárias, garantindo que todos os impostos necessários foram quitados de maneira correta e pontual. Outras funções se relacionam ao setor de contabilidade, onde o assistente contábil trabalha junto com outros colaboradores de ciências contábeis para auxiliar na disposição e planificação dos recursos financeiros, revisando lançamentos, pagamentos, folhas de salário, custos de manutenção, notas fiscais e diversos outros dados que geralmente são mantidos em sigilo para a segurança da empresa.
A movimentação de recursos financeiros é algo diário para empresas de diversos setores, por isso o profissional assistente contábil pode encontrar vagas oferecidas em diversas áreas. Mantenha-se sempre informado sobre os melhores caminhos para capacitações e oportunidades!