Conheça dicas e estratégias para entrar com o pé direito no mercado de trabalho.
O mercado de trabalho se torna, diariamente, um campo cada vez mais dinâmico e competitivo, e com isso vem a necessidade de se inovar e se destacar para conseguir garantir aquela vaga desejada, ou aquela oportunidade perfeita de entrevista de emprego. Para alcançar esses objetivos, é sempre importante estar antenado com as melhores dicas e formatos quando falamos de currículo e cartas de apresentação. Mas primeiro vamos entender como cada um desses elementos funciona no processo de seleção, e quais as principais diferenças entre eles.
Quais as diferenças entre o currículo e a carta de apresentação?
Em um processo seletivo, o objetivo principal dos recrutadores e dos profissionais de Recursos Humanos da empresa que está oferecendo a vaga de emprego é analisar e procurar, entre os candidatos, o melhor profissional possível para a posição. Portanto, o seu objetivo, como candidato, é demonstrar seu valor e facilitar o trabalho desses profissionais recrutadores, e dentro das ferramentas presentes para esse processo facilitador estão o currículo e a carta de apresentação.
Um currículo já é mais presente em nosso cotidiano, e se trata de um documento com todo seu histórico; escolar, acadêmico e profissional; organizado de maneira a mostrar sua trajetória e explicitar as suas capacitações, habilidade e competências. Já a carta de apresentação se trata de um documento com uma função parecida, mas organizada de maneira diferente. A carta, geralmente anexada ao currículo quando é mandada à empresa em processos seletivos, se trata de um texto onde o candidato tem a oportunidade de se apresentar utilizando uma linguagem mais direta e personalizada, e podendo conter mais detalhes sobre seu perfil profissional e seu conhecimento sobre a área e a empresa, o que ajuda muito o recrutador em seu trabalho.
Portanto, ambos os documentos servem para auxiliar a busca pelo melhor candidato para a melhor vaga, e são poderosas ferramentas para te destacar no mercado de trabalho.
Dicas para um Currículo eficaz
- Formatação é o primeiro passo: o currículo deve estar organizado e, acima de tudo, legível, para que sirva bem seu propósito de apresentar seu histórico profissional e demonstrar como você se encaixa como um bom candidato à vaga ofertada. Procure uma formatação espaçada e organizada em segmentos únicos, com uma ou duas fontes diferentes no máximo.
- Apenas o indispensável: seu currículo deve ser pensado para a vaga que deseja ocupar, portanto é importante montar ele apenas com as informações que sejam mais importantes e que demonstrem mais seu valor como profissional em potencial. Coloque, além da sua formação e capacitação profissional padrão, cursos e especializações extras dentro da área desejada.
- Abra os canais de comunicação: é importante demonstrar que você está aberto para entrar em contato com os recrutadores e com a empresa, seja por e-mail, telefones ou redes sociais com perfis profissionais. Lembre-se de adicionar esses links e contatos em seu currículo, e reforçar a disponibilidade para abrir canais de comunicação e novas oportunidades, como futuros processos seletivos.
- Revise quantas vezes puder: todo seu currículo deve contar, de maneira clara, eficiente, direta e organizada, seu histórico profissional e demonstrar, objetivamente, os motivos que tornam você o candidato ideal para a vaga. Portanto, revise do começo ao fim seu currículo e a maneira na qual as informações estão elencadas.
Dicas para uma Carta de Apresentação eficaz
- Seja sucinto e direto: assim como o currículo, a carta de apresentação não é o lugar ideal para se encher de informações desnecessárias, ela é um complemento de apresentação para você mostrar mais seu perfil para a empresa e detalhar, caso precise, alguma coisa que talvez não esteja no currículo. Por isso, quando estiver escrevendo lembre-se de não se estender demais com informações que podem não ser importantes para a vaga.
- Mostre interesse e conhecimento: saber sobre a empresa, a vaga e o sua área de atuação profissional é importantíssimo para demonstrar seu valor como potencial futuro colaborador, então mostre no texto que você pesquisou sobre o histórico da empresa e tem noção da cultura profissional e do seu setor.
- Coloque seu toque personalizado: equipes de processos seletivos analisam diversas cartas de apresentação, e esses profissionais já conseguem identificar quando alguém de fato escreveu e montou sua própria carta ou quando pegou algum modelo padrão já pré-escrito. Então procure usar os modelos apenas como uma inspiração para sua própria escrita.
- Demonstre seu valor para a empresa: aproveite que a carta permite um texto mais detalhado para explicar e se aprofundar mais em habilidades e competências que possam ser o seu diferencial na seleção. Também demonstre interesse em áreas relacionadas ao seu setor profissional, como cursos de especialização, para que os recrutadores te reconheçam como um colaborador que está aberto a aprender e crescer profissionalmente.