Entenda a formação e atribuições desse profissional
Seja qual for a sua área de atuação profissional, praticamente todas as empresas, organizações e negócios atualmente possuem uma área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, onde profissionais do RH procuram as melhores maneiras de selecionar, integrar, gerir, instruir e desenvolver a produção e as habilidades dos colaboradores de sua empresa. Para cumprir esses objetivos, diversas funções diferentes são exercidas pelas equipes de RH, a fim de produzir os melhores resultados em questão de produtividade, inserção e sinergia dentro do ambiente de trabalho, entre os colaboradores e a gestão. Uma dessas funções é a de Analista de RH, que se encontra no centro dessas tarefas, mas antes de entender suas atribuições principais, precisamos entender como alguém pode se tornar um Analista de RH.
Qual a formação de um Analista de RH?
Um analista de RH geralmente possui a mesma formação técnica e acadêmica que outros profissionais de sua área, que por via de regra se concentram nos cursos superiores de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, com algumas formações também encontradas em cursos de Psicologia, de onde também saem muitos profissionais da área. Porém, existem também cursos profissionalizantes fora das faculdades que podem capacitar candidatos para iniciarem sua carreira no setor de recursos humanos, ou facilitar sua entrada e especialização em cursos superiores. Dentre esses cursos, é possível de formar como tecnólogo em Recursos Humanos através de cursos aprovados pelo MEC. Quanto a especializações, também é possível encontrar cursos de pós-graduação focados na gestão de empresas e profissionais, além de enfoques mais acadêmicos como áreas de pesquisa para empresas.
Quais as principais atribuições de um Analista de RH?
Como tocamos anteriormente em nossa introdução, o analista de RH procura cumprir, junto com sua equipe de gestão de pessoas, os objetivos principais dos Recursos Humanos, geralmente voltados para esses três eixos principais: produtividade, inserção e sinergia. Para essa tarefa, as atribuições gerais de um Analista de RH se encontram ao redor da coleta, compreensão e da produção de relatórios sobre os dados produzidos pelos colaboradores quanto a diversas métricas, desde produtividade de setores específicos, necessidade de treinamento da equipe, possibilidades de crescimento e expansão, entre outros dados que possam ser adquiridos a partir das produções dos outros setores de colaboradores e gestores de sua organização. A partir da análise desses dados e da contribuição do analista na produção de relatórios, a principal função do Analista de RH se torna procurar soluções para os maiores problemas e carências de sua organização no que diz respeito aos seus recursos humanos, e essas soluções podem vir em forma de intervenções nas equipes, seja por meio de seminários e projetos que possam capacitar e treinar os colaboradores em novas habilidades e funções, ou até na organização de processos seletivos para entrada de novos talentos na empresa.
Quais as principais habilidades e competências de um Analista de RH?
Um Analista de RH se encontra em um posição central de seu setor, pois suas funções requerem uma mente analítica; voltada aos detalhes e organização, para que possa recolher e processar os dados referentes a produtividade das equipes de colaboradores de diversos outros setores de sua organização; e uma facilidade em conexões e desenvolvimento interpessoal, já que muito de seu trabalho se concentra na comunicação entre o que os colaboradores conseguem produzir e o que a gestão requer dessa produção, e no que diz respeito todas as possíveis intervenções que possam ser feitas entre esses dois canais, para o sucesso da organização como um todo. Portanto, queremos reforçar que, muito além de só trabalhar com dados em um computador, o Analista de RH trabalha com pessoas, e é nesse meio que sua produção e contribuição para o setor de Recursos Humanos é imprescindível.