Entenda a formação e as atribuições desse profissional
No setor comercial, um conhecimento preciso e atualizado sobre as principais tendências de vendas e comportamentos de consumo é essencial para se manter vigente no mercado e competitivo no setor. Esse conhecimento vai desde os níveis mais altos de planejamento estratégico e financeiro da empresa, até os setores mais próximos ao atendimento direto ao cliente e a montagem dos produtos e serviços de qualquer empresa. Nessa situação, a contribuição do analista de suporte de vendas é primordial para se construir e se manter um negócio de sucesso. Mas para entendermos onde e como esse profissional atual, primeiro precisamos passar por sua formação.
Qual a formação de um Analista de Suporte de Vendas?
Um analista de suporte de vendas geralmente chega a esse ofício após uma formação que contém, em sua grande maioria, um curso de graduação voltado aos negócios, muitas vezes sendo Administração de Empresas. Porém, existem diversos outros cursos profissionalizantes na área de administração, marketing e no suporte de setores de serviços e comércio que podem trazer as ferramentas e os conhecimentos necessários para um bom profissional dessa área. Por fim, além de sua formação básica, outros cursos de especialização ou de pós-graduação podem enriquecer a formação profissional de um analista de suporte de vendas, principalmente se esses estudos se focarem na análise e interpretação de tendências de mercado e inovações técnicas no setor comercial, ambas temáticas que parecem estar com demandas em crescimento para o mercado de trabalho.
Quais as principais atribuições de um Analista de Suporte de Vendas?
O trabalho de um analista de suporte de vendas se centraliza na equipe de vendas de um setor ou de uma empresa comercial, e sua principal função é fortalecer, incentivar e desenvolver as vendas de sua empresa, seja em relação aos processos e procedimentos de venda, seja em relação a equipe de colaboradores e seu treinamento, ou seja em relação mais ampla e estratégica de planejamento de vendas em mercados chave. O analista de suporte de vendas, portanto, precisa produzir relatórios que possam explicitar a situação das vendas de sua empresa para os setores de gestão, enquanto também acaba participando de reuniões e planejamentos estratégicos que possam desenvolver essa área e sua produtividade. É nesse último ponto onde o conhecimento geral sobre tendências de mercado entra em ação, já que um analista de suporte de vendas precisa, em primeiro lugar, conhecer muito bem o produto ou serviço que sua empresa produz ou fornece, para depois compreender as especificidades, os desafios e as oportunidades que o mercado em que sua empresa está inserida pode acabar fornecendo.
Quais as principais habilidades e competências de um Analista de Suporte de Vendas?
Como suas funções se relacionam a operação organizacional do setor de vendas, de maneira que possam ser construídas e desenvolvidas as vantagens da equipe, ao mesmo tempo em que os obstáculos e empecilhos são superados, é esperado um grau de liderança e organização para que um analista de suporte de vendas possa compreender a melhor maneira de capacitar a equipe de vendas dentro das necessidades da empresa. Uma mente analítica e um planejamento que se prepara para o futuro e o imprevisto também é essencial para se praticar o pensamento estratégico necessário para entender as tendências de mercado e as aberturas de oportunidades no crescimento. Por fim, como o relacionamento entre colaboradores e gestores é grande, uma boa e didática comunicação entre esses canais pode colaborar muito no exercício de sua função, além de comprovar competência e confiança nas escolhas, sugestões e projetos presentes em seus relatórios.