Algumas dicas importantes sobre como navegar nas redes quando procura aquela vaga certa para você
Sejam nas relações pessoais ou nas relações profissionais, as redes sociais estão em todos os lugares hoje em dia, ainda mais com o avanço constante da tecnologia e novas ferramentas de interação com o mundo digital, as redes se atualizam cada vez mais para acompanhar seus usuários no dia-a-dia. Não é surpresa então que as redes sociais se tornaram, também, um grande ponto de encontro para o mercado de trabalho, seja na divulgação de processos seletivos, no fornecimento de cursos profissionalizantes ou até em perfis de influencers que trocam dicas e sugestões para se manter competitivo. Pensando nisso, vamos passar por algumas dicas sobre como usar as redes sociais na procura do seu emprego ideal.
Como me portar nas redes sociais?
Primeiro é importante criar uma distinção aqui: vamos falar sobre usar as redes sociais de maneira profissional, para entrar em contato com empresas, gestores e colaboradores. Portanto, aqui devemos nos portar de maneira diferente do que fazemos em nossos perfis pessoais, onde postamos fotos daquela noitada no bar, onde discutimos assuntos delicados e onde fazemos piadas constrangedoras com amigos e família, por exemplo. Aqui, criaremos o nosso perfil profissional, que será, nada mais, nada menos, que nossa imagem profissional que apresentaremos a empresas e organizações em nossa área de interesse.
Seu perfil profissional se parece muito com seu próprio currículo, dando a ideia de mapear sua trajetória profissional, traçar seu processo de formação e capacitação, demonstrar suas áreas de interesse, e divulgar sua disponibilidade para o mercado. Lembre-se de manter uma linguagem profissional, de evitar postagens da vida pessoal, e de sempre atualizar as informações disponíveis, criando assim uma fonte de contato direto com o mercado de trabalho. Mas, montar o perfil é um primeiro passo, agora devemos decidir onde exatamente atuar dentre as redes sociais.
Quais redes devo usar e como usá-las?
Quando pensamos em contatos profissionais nas redes sociais, geralmente já pensamos no LinkedIn, que sem dúvidas é uma das redes com as melhores ferramentas e o melhor foco em perfis profissionais e no mercado de trabalho. Porém, se você souber onde olhar e quais ferramentas usar, boa parte das maiores redes sociais possuem um grande potencial para contatos profissionais que possam te auxiliar a encontrar seu emprego dos sonhos, e te colocar em contato com os melhores profissionais de sua área de interesse.
Considerando as dicas que demos anteriormente sobre montar um perfil profissional, vamos partir para como usar esse perfil em algumas das maiores redes sociais atualmente.
- Instagram: a vantagem do Instagram hoje é o seu grande alcance, e a facilidade para a divulgação de cursos profissionalizantes ou processos de seleção de emprego, seja por postagens de fotos, cartazes ou os vídeos curtos presentes no reels que podem angariar muita interação com os usuários. A ferramenta de procura do Instagram também ajuda a encontrar sua área de interesse por meio das hashtags, e também auxilia em pesquisar e conhecer mais a empresa que estiver interessado em seu perfil profissional.
- Facebook: com diversos grupos e páginas de divulgação, o Facebook cria diversos nichos de comunidades profissionais, onde gestores, colaboradores, empreendedores e até trabalhadores autônomos a procura de um trabalho freelancer podem se encontrar. Além dos grupos, que podem ser variados e que até são ótimas ferramentas na divulgação de vagas, a montagem do perfil no Facebook também possui boas ferramentas para identificar sua trajetória profissional e suas capacitações.
- Twitter: outra plataforma social com grande potencial de alcance e divulgação, o Twitter é uma ótima rede para acompanhar dados da empresa que te interessa, além de notícias e novidades sobre sua área de atuação, já que grandes inovações são sempre divulgadas nos perfis profissionais de grandes empresas. Além disso, por sua natureza mais imediata, o Twitter serve como uma boa fonte de informação sobre oportunidades relâmpago em serviços e processos de seleção, o que também aumenta seu conhecimento sobre a dinâmica do mercado de trabalho.
- LinkedIn: citamos e não podíamos deixar de falar do LinkedIn, que é exatamente a rede social focada em trocas de experiência e divulgação de oportunidades no mundo profissional, onde você pode se conectar com outros profissionais de sua área de interesse e também ficar de olho nos processos de seleção e entrevistas de emprego para a vaga dos seus sonhos. Essa é a rede obrigatória para se posicionar de maneira impactante no mercado de trabalho, assim como também procurar diversas maneiras de atualizar e aprimorar seus conhecimentos e formações na sua área profissional, por meio de capacitações e cursos de especialização.
Se posicionar no mundo digital nos dias de hoje é vital para qualquer empresa ou profissional, portanto siga essas dicas para melhor se colocar nas redes sociais e aumentar suas chances de encontrar aquele emprego dos sonhos.