Descubra quais são e como evitar os erros mais recorrentes ao procurar um emprego
O mercado de trabalho está se tornando, diariamente, cada vez mais dinâmico e competitivo, fazendo com que candidatos a vagas e entrevistas de emprego precisem se atentar mais e mais com seus currículos, suas credenciais e seu preparo para a procura de um bom emprego. Todo esse processo pode induzir a erros, e muitas vezes candidatos perdem ótimas oportunidades por cometerem erros comuns e facilmente evitáveis. Por isso, montamos esse texto para revisar alguns dos erros mais comuns cometidos por candidatos durante processos seletivos, e como você pode se preparar para evitar essa gafes, ficando sempre um passo a frente na procura do emprego ideal.
Erros cometidos por candidatos durante o processo seletivo
Em momentos de grande estresse ficamos mais propensos a cometer erros ou a não prestar atenção em detalhes e no que estamos fazendo, portanto é bem comum descobrir erros cometidos por candidatos em processos seletivos, já que, geralmente, se trata de um ambiente de pressão. Porém, não é por algo ser comum que deve ser aceito, já que muitos recrutadores e profissionais de RH vão, sem dúvida, procurar candidatos que mais demonstrem empenho e atenção nas fases do processo de seleção, além de também procurar candidatos que possam superar adversidades e se manterem calmos e focados em suas atribuições.
Partindo dos erros mais básicos, é bem comum encontrar candidatos em processos seletivos que esqueceram de anexar seus currículos a sua ficha de inscrição, ou de apresentar seus currículos na fase requisitada do processo. Além disso, muitos candidatos constroem seus currículos sem se preocuparem em revisar a formatação do documento, criando currículos que estão cheios de erros de português, além de estarem montados de maneira confusa e pouco intuitiva para leitura.
Falta de atenção não é a única causa dos erros mais comuns, já que muitas gafes podem ocorrer a partir de uma falta de maturidade do candidato para com o processo, fazendo com que ele deixe de levar as fases e requerimentos da seleção a sério. Isso causa erros como perda de datas para entrega de documentos ou para reuniões, falta de pontualidade nas entrevistas, falta de integração e empenho em fases de grupo, o uso de linguagem ou vestimentas inadequadas para a vaga ou empresa, entre muitos outros erros que podem custar a vaga ao candidato.
Por fim, além da atenção e da seriedade para com a vaga e a empresa que está fornecendo, é preciso reforçar a necessidade da honestidade durante o processo, já que mentir em qualquer parte da entrevista ou no currículo é completamente inadequado e pode levar a sérias consequências para o candidato, um erro que, infelizmente, vemos se repetindo muito em processos seletivos por candidatos que procuram, indevidamente, adquirir uma vantagem sobre os outros.
Dicas para evitar erros no processo seletivo
Já que passamos por alguns dos erros mais comuns cometidos por candidatos nos processos seletivos, vamos revisar algumas dicas básicas que podem ajudar você a evitar a maioria desses erros:
- Revise e separe todo seu material: para evitar o esquecimento de documentos importantes, assim que souber do processo seletivo e seus requerimentos, revise seu currículo para ter certeza que não há erros e já o separe, junto com todos outros documentos ou certificados que possam ser requisitados pelo processo.
- Anote datas, locais e horários das fases: também para combater a falta de atenção, deixe anotado em agendas ou em lembretes as datas de cada fase do processo, além dos horários dos compromissos e o caminho que vai fazer para chegar nos locais para as fases presenciais.
- Pesquise sobre a empresa onde vai se candidatar: falta de conhecimento sobre a empresa pode afetar muito suas chances, por isso pesquise sobre o histórico da empresa, a conexão com sua área de trabalho e os pontos principais da cultura profissional da organização, e então demonstre essa pesquisa em conversa com os recrutadores.
- Treine sua comunicação, tanto na escrita quanto na fala: se você se sente nervoso ao falar em público, treine com amigos ou familiares o que você vai falar na entrevista, e se lembre de escrever e revisar textos e cartas de apresentação com outras pessoas para que possa se certificar de que estão legíveis e sem erros.