Entenda a formação e as atribuições desse profissional
No setores de produção industrial, a velocidade, eficiência, produtividade, e enfim, o geral bom desempenho da linha de produção é vital para o sucesso de qualquer empresa do setor, garantindo a qualidade de seus produtos, a manutenção de seus equipamentos, o treinamento de sua equipe e a uniformidade de sua produção. Para a melhor atuação e diligência dessas tarefas as empresas contratam o Supervisor de Produção, o profissional encarregado dessas atribuições e da produção de relatórios que acompanhem todo o processo de produção e que procure como melhorá-lo. Para se entender como um trabalhador pode chegar a esse posto, vamos começar pela sua formação profissional.
Qual a formação de um Supervisor de Produção?
Supervisores de produção são profissionais que geralmente partem de uma formação acadêmica em cursos de graduação em Engenharia de Produção, onde aprendem a analisar o desempenho dos processos de produção de sua empresa e como elaborar e aplicar intervenções nesses processos que possam afetar positivamente a produtividade e eficiência da empresa. Existem diversas especializações e cursos profissionalizantes que podem auxiliar profissionais da área a adquirirem mais conhecimentos e melhorarem seus currículos, como cursos de Operações e Processos de Produção, que aprofundam ainda mais as temáticas e compreensões sobre seu ofício que um supervisor de produção necessita ter em seu cotidiano. Alguns setores industriais também podem requisitar uma formação específica para o profissional, já que seus métodos ou produtos possuem conhecimentos próprios de controle e manejo, como por exemplo é a área de produção alimentícia, que pode contratar graduados em Engenharia de Alimentos como supervisores de produção. Consolidada a formação, vamos passar para as principais funções que esse profissional exerce em seu ofício.
Quais as principais atribuições de um Supervisor de Produção?
Como citamos anteriormente, as atribuições de um supervisor de produção giram ao redor do desempenho da produção de sua empresa, portanto, é esperado que esse profissional consiga analisar os processos, equipamentos, materiais e até o treinamento que as equipes de colaboradores recebem nas linhas de produção e produzir relatórios sobre a qualidade e eficiência dessas categorias. Em seguida, a parte de supervisão entra em jogo, onde um supervisor de produção pode iniciar intervenções e mudanças nessa linha de produção para que a qualidade e o desempenho em geral possam subir, de maneira que afete positivamente o sucesso da empresa e a condição final do produto criado. O encargo de um supervisor de produção também segue desde o controle e revisão da matéria-prima até a gestão da equipe e suas cotas de produção.
Quais as principais habilidades e competências de um Supervisor de Produção?
Um supervisor de produção precisa se atentar tanto para os métodos e processos da produção de sua empresa quanto para o treinamento e gestão das equipes de colaboradores responsáveis por esses processos, portanto é de muito valor que esse profissional consiga demonstrar e desenvolver grande atenção aos detalhes e atributos em relações interpessoais, para que suas atribuições possam ser cumpridas de maneira mais fácil e eficiente. Também se valoriza profissionais que possuam um raciocínio lógico e voltado a resultados de longo prazo, já que as métricas de produção e eficiência serão analisadas e determinadas pelos gestores, e se torna função do supervisor fazer cumprir com as datas de entrega e as cotas de produção junto da equipe. Por fim, uma mente aberta voltada a inovação pode ganhar muito espaço hoje em dia já que estar antenado para os grandes avanços tecnológicos nos setores de produção industrial podem fazer uma grande diferença para o sucesso de qualquer empresa.