Maior competição de educação profissional do mundo acontece na França entre 10 e 15 de setembro. Brasil compete em 59 ocupações ligadas à indústria e ao comércio.
Desde 2007, o Brasil figura entre os cinco melhores países no quadro de medalhas.
Um grupo de 65 competidores brasileiros desembarcam na França, em setembro, para mostrar que o país tem os melhores profissionais do mundo! O Brasil vai para a WorldSkills, o mundial de profissões técnicas, com um time de peso, formado por jovens que passaram pela educação profissional e agora vão disputar provas que testam habilidades individuais e coletivas de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.
O time ainda pode crescer e chegar a 68 competidores – há 3 ocupações com nomes a confirmar. Assim, o país poderá ter representantes nas 59 modalidades da competição, sediada em Lyon, entre 10 e 15 de setembro. Além dos jovens – que disputam individualmente ou em dupla, dependendo da ocupação -, a delegação conta com um técnico especialista (expert) por modalidade, quatro líderes de equipe de competidores (team leaders) e 38 intérpretes. Ao todo, o grupo brasileiro pode chegar a 170 pessoas.
Os competidores são alunos e ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Para representar o país, eles passaram por treinamentos e seletivas regionais e nacional nos moldes da prova internacional.
Acompanhe a delegação brasileira da WorldSkills
Entre 23 e 26 de janeiro, competidores, experts e team leaders estiveram reunidos pela primeira vez, no 1º Congresso Técnico da Delegação Brasileira WorldSkills 2024, em Osasco (SP). Nos próximos meses, eles intensificam os treinos e participam de mais encontros do time.
No mundial, estarão presentes cerca de 1.500 competidores de 68 países. O Brasil tem tradição no torneio e figura entre os cinco melhores países no quadro de medalhas desde 2007, tendo conquistado o 3º lugar geral na última edição.
Confira a lista dos competidores e em qual modalidade representarão o Brasil no mundial de profissões técnicas.